RESENHA: LIDERANÇA COMO FORÇA MATRIZ DO ENDOMARKETING
Resenha crítica apresentada à disciplina Marketing Estratégico e Endomarketing, do MBA em Gestão de Projetos, da Universidade das Américas – UNIAMÉRICAS, como requisito de avaliação, orientada pelo professor MS Antônio Edson M. de Oliveira.
Fortaleza - CE
2012
BEZERRA, Antônia Eliane Pereira. Liderança como força motriz do endomarketing. RP em Revista, v. 16, p. 3-7, ago. 2006.
A autora do artigo possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade
Federal de Roraima (2004) e especialização em Gestão de Recursos Humanos. Atua como
docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Além do artigo
em referência, a autora apresenta, como produção bibliográfica, a elaboração de um capítulo
de livro, além de diversos textos publicados em jornais de notícias e revistas, de temáticas
diversas.
O artigo é composto por conceitos da administração e do marketing. Tem como
objetivo principal mostrar a importância do emprego da ferramenta endomarketing para o
sucesso das organizações atuais. A autora define essa ferramenta como uma forma de
comprometimento do indivíduo, no caso o colaborador, com a organização, para que seus
objetivos individuais estejam alinhados aos objetivos organizacionais.
Para isso, a figura do líder moderno, em detrimento do gestor tradicional, é apontada
como peça chave nesse processo. Ele deve “captar, capacitar e gerir os colaboradores de
modo que cada unidade se integre ao todo, na busca da satisfação interna e externa da
organização.”
Nesse caso, a aplicação do endomarketing pelo líder tem como objetivo maior
fazer com que os colaboradores sintam motivação necessária para melhor contribuírem,
resultando em bem estar e sucesso de todos - organização, colaborador, clientes.
Por ter sido publicado em revista, o artigo foi formatado de acordo com as
normas da editora, sem prejuízo para a metodologia, que se utilizou de contextualização
histórica, utilização de metáforas, levantamento bibliográfico e citações.
A conclusão apresentada foi que é imprescindível, nos tempos atuais, que os líderes
das organizações devem desenvolver o potencial individual de seus colaboradores, pois assim
garantem o sucesso da empresa, e por estar atrelado, garante também o bem estar de
colaboradores e clientes, e demais envolvidos”.
O artigo é conciso e se caracteriza por ser de fácil leitura e compreensão. Seu mérito
maior é discutir um tema importante, de natureza social, já aplicado por algumas instituições,
porém não disseminado como preceito básico, visto que a figura do gestor tradicional ainda é
recorrente em muitas empresas.
Recomenda-se a obra principalmente para profissionais da administração, marketing e
recursos humanos, mas a essência pode ser aplicada em todos os campos sociais, visto que a
motivação é uma mola propulsora do desenvolvimento.
Versão em PDF disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário