Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

BRUNO PEREIRA FRANÇA 
RESENHA: LIDERANÇA COMO FORÇA MATRIZ DO ENDOMARKETING 
Resenha crítica apresentada à disciplina Marketing Estratégico e Endomarketing, do MBA em Gestão de Projetos, da Universidade das Américas – UNIAMÉRICAS, como requisito de avaliação, orientada pelo professor MS Antônio Edson M. de Oliveira. 
Fortaleza - CE 
2012 


BEZERRA, Antônia Eliane Pereira. Liderança como força motriz do endomarketing. RP em Revista, v. 16, p. 3-7, ago. 2006. 


          A autora do artigo possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Roraima (2004) e especialização em Gestão de Recursos Humanos. Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Além do artigo em referência, a autora apresenta, como produção bibliográfica, a elaboração de um capítulo de livro, além de diversos textos publicados em jornais de notícias e revistas, de temáticas diversas. 
          O artigo é composto por conceitos da administração e do marketing. Tem como objetivo principal mostrar a importância do emprego da ferramenta endomarketing para o sucesso das organizações atuais. A autora define essa ferramenta como uma forma de comprometimento do indivíduo, no caso o colaborador, com a organização, para que seus objetivos individuais estejam alinhados aos objetivos organizacionais. Para isso, a figura do líder moderno, em detrimento do gestor tradicional, é apontada como peça chave nesse processo. Ele deve “captar, capacitar e gerir os colaboradores de modo que cada unidade se integre ao todo, na busca da satisfação interna e externa da organização.” 
          Nesse caso, a aplicação do endomarketing pelo líder tem como objetivo maior fazer com que os colaboradores sintam motivação necessária para melhor contribuírem, resultando em bem estar e sucesso de todos - organização, colaborador, clientes. Por ter sido publicado em revista, o artigo foi formatado de acordo com as normas da editora, sem prejuízo para a metodologia, que se utilizou de contextualização histórica, utilização de metáforas, levantamento bibliográfico e citações. 
          A conclusão apresentada foi que é imprescindível, nos tempos atuais, que os líderes das organizações devem desenvolver o potencial individual de seus colaboradores, pois assim garantem o sucesso da empresa, e por estar atrelado, garante também o bem estar de colaboradores e clientes, e demais envolvidos”.
          O artigo é conciso e se caracteriza por ser de fácil leitura e compreensão. Seu mérito maior é discutir um tema importante, de natureza social, já aplicado por algumas instituições, porém não disseminado como preceito básico, visto que a figura do gestor tradicional ainda é recorrente em muitas empresas.
          Recomenda-se a obra principalmente para profissionais da administração, marketing e recursos humanos, mas a essência pode ser aplicada em todos os campos sociais, visto que a motivação é uma mola propulsora do desenvolvimento.

Versão em PDF disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário